Ensino Fundamental
Ensino Fundamental – 1°. ao 5º. ano
O currículo do Ensino Fundamental é composto por uma base nacional comum e por uma parte diversificada, destinados a atender, conforme necessidades e possibilidades concretas, às peculiaridades locais, aos planos da escola e às diferenças individuais dos alunos.
O teor disciplinar de Ensino Religioso será ministrado sem adotar nenhum credo ou doutrina religiosa, trabalhando os valores. Os alunos ainda contam com projetos interdisciplinares e na disciplina de Ética e Cidadania.
A Educação Ambiental será trabalhada de maneira interdisciplinar por meio de projetos pedagógicos, envolvendo o aluno durante o período de aula e também extra-aula. As atividades das diversas disciplinas curriculares são planejadas a fim de que os alunos compreendam não só a realidade particular, mas, acima de tudo, o contexto maior em que esta realidade específica se insere, tornando os conteúdos significativos para os alunos.
Serão tratados os princípios do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente bem como os Estudos sobre Idosos, com ênfase na área humana inseridos nos componentes curriculares de História e Ética e Cidadania. Projetos pedagógicos interdisciplinares envolvendo o questionamento de situações reais e proporcionando
aos alunos identificar e enfrentar os problemas e tomar decisões na busca de soluções para os mesmos, também serão realizados durante o ano.
História e Cultura afro-brasileira e indígena será um componente curricular trabalhado nas disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e História mais em específico e nas demais disciplinas por meio de projetos pedagógicos abordando formação do povo brasileiro e sua rica cultura, fazendo parte da Feira Cultural na qual os trabalhos produzidos pelos alunos são expostos e explicados aos pais e comunidade.
O conteúdo de Música está incluso nas aulas de Artes, visando o conhecimento de sua história e reflexos na sociedade.
A avaliação do aproveitamento dos componentes curriculares acima citados seguirão critérios contidos na Proposta Pedagógica e Regimento Escolar.
Visando melhor preparar o aluno para o mundo atual, o Integral firmou parceria com a SIMPLE – Bilingual Education, e a partir de 2020 implantou projeto bilíngue no Ensino Fundamental.
Objetivos do Projeto Bilíngue:
- Domínio e uso habitual dos dois idiomas: português e inglês.
- Multidisciplinaridade.
- Aumento exponencial de vocabulário da segunda língua.
- Interdisciplinaridade – o inglês como mais uma ferramenta para aquisição de conhecimento de diversas áreas.
- Fluência na conversação.
As vantagens do bilinguismo que se pretende são múltiplas, citando-se dentre elas: vantagens acadêmicas e de empregabilidade, benefícios cognitivos, favorecimento da aprendizagem de outros idiomas, aumento da capacidade de concentração e de percepção, e favorece a adaptação e a participação do aluno no mundo globalizado em que vivemos.
Para atingir os objetivos propostos as aulas de inglês serão diárias, totalizando 5 (cinco) horas/aulas semanais em cada ano.
A metodologia aplicada será da Simple: abordagem audiovisual, aulas contextualizadas, material didático específico, recursos de aplicativos e vídeo aulas, apoio extraclasse, atividades de conversação (ênfase na fala como principal meio de comunicação).
Método:
- INPUT – o professor explica o conteúdo para o aluno.
- OUTPUT – o aluno a seguir vivência, aplica o conteúdo em situações diversas.
Para tanto, os professores serão preparados pela SIMPLE – Bilingual Education e a escola contará com um GERENTE que acompanhará a ação pedagógica e seus resultados.
A transição entre as etapas da Educação Básica se faz de forma articulada e sequencial. É preocupação da escola garantir integração horizontal (entre as disciplinas da mesma série ou ano) e a integração vertical entre as diferentes séries ou anos.
Ensino Fundamental – 1°. ao 7º. ano
A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável apara o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
O Ensino fundamental do Colégio Integral é a etapa inicial da Educação Básica em Bragança Paulista, com duração de nove anos, envolvendo crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos. Foi reformulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, tomando o lugar do então chamado Ensino de 1º Grau, que consistia do curso primário (com 4 a 5 anos de duração) e do curso ginasial, com 4 anos de duração, após os quais vinha o secundário: curso normal, curso clássico ou curso científico.
A duração obrigatória do Ensino Fundamental foi ampliada de oito para nove anos pelo Projeto de Lei nº 3.675/04, passando a abranger a Classe de Alfabetização (fase anterior à 1ª série, com matrícula obrigatória aos seis anos) e nós do Colégio “Guimarães Rosa” – Integral já implantamos a nova determinação do MEC.
O Ensino fundamental Colégio Integral é subdividido em dois níveis, a saber: dos 6 aos 10 anos, Classe de Alfabetização e 1ª a 4ª série (caracterizado pela alfabetização e solidificação dos conteúdos básicos) e dos 11 aos 14 anos, 5ª a 8ª série (caracterizado pela diversificação e especificidade dos conteúdos).
Crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzi-los ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social. Ainda são nossas metas:
- Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
- A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
- O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
- O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Ensino Fundamental – 8°. e 9º. ano
Os dois últimos anos do Ensino Fundamental visam a conclusão dos parâmetros curriculares previstos para essa etapa da escolaridade, e, consequentemente, a aquisição e desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos no Ensino Médio.
Paralelo ao desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos, a metodologia aplicada, os recursos didáticos, os instrumentos de avaliação e o próprio material empregado (apostilas) vão sendo adequados a o nosso estágio de desenvolvimento, caracterizado mais pela formação do raciocínio lógico.
A passagem do pensamento concreto (característica dos anos anteriores) ao lógico, hipotético e dedutivo, com estruturas mais complexas de aprendizagem, exige um trabalho pedagógico diferenciado. Assim sendo, as chamadas “atividades” vão sendo substituídas por disciplinas, nas quais o rigor técnico e científico mostra-se mais presente.
Ao final do 9º ano, os alunos são avaliados em função das exigências (conteúdos, técnicas operatórias e habilidades) estabelecidas para a conclusão do Ensino Fundamental, e indispensáveis (pré-requisitos) a um bom Ensino Médio.