Selecione a Página

Ensino Fundamental

Educação Infantil

Ensino Fundamental – 1°. ao 7º. ano

A Educação Básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável apara o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

O Ensino fundamental do Colégio “Guimarães Rosa” – Integral é a etapa inicial da Educação Básica em Bragança Paulista, com duração de nove anos, envolvendo crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos. Foi reformulado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, em 1996, tomando o lugar do então chamado Ensino de 1º Grau, que consistia do curso primário (com 4 a 5 anos de duração) e do curso ginasial, com 4 anos de duração, após os quais vinha o secundário: curso normal, curso clássico ou curso científico.

A duração obrigatória do Ensino Fundamental foi ampliada de oito para nove anos pelo Projeto de Lei nº 3.675/04, passando a abranger a Classe de Alfabetização (fase anterior à 1ª série, com matrícula obrigatória aos seis anos) e nós do Colégio “Guimarães Rosa” – Integral já implantamos a nova determinação do MEC.

O Ensino fundamental Colégio “Guimarães Rosa” – Integral é subdividido em dois níveis, a saber: dos 6 aos 10 anos, Classe de Alfabetização e 1ª a 4ª série (caracterizado pela alfabetização e solidificação dos conteúdos básicos) e dos 11 aos 14 anos, 5ª a 8ª série (caracterizado pela diversificação e especificidade dos conteúdos).

Crianças e adolescentes são estimulados através de atividades lúdicas, jogos, leituras, imagens e sons. Através dos vários processos pedagógicos, busca-se conduzi-los ao conhecimento do mundo pessoal, familiar e social. Ainda são nossas metas:

  • Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
  • A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
  • O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
  • O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Ensino Fundamental – 8°. e 9º. ano

Os dois últimos anos do Ensino Fundamental visam a conclusão dos parâmetros curriculares previstos para essa etapa da escolaridade, e, consequentemente, a aquisição e desenvolvimento das competências e habilidades necessárias ao prosseguimento dos estudos no Ensino Médio.

Paralelo ao desenvolvimento físico e cognitivo dos alunos, a metodologia aplicada, os recursos didáticos, os instrumentos de avaliação e o próprio material empregado (apostilas) vão sendo adequados a o nosso estágio de desenvolvimento, caracterizado mais pela formação do raciocínio lógico.
A passagem do pensamento concreto (característica dos anos anteriores) ao lógico, hipotético e dedutivo, com estruturas mais complexas de aprendizagem, exige um trabalho pedagógico diferenciado. Assim sendo, as chamadas “atividades” vão sendo substituidas por disciplinas, nas quais o rigor técnico e científico mostra-se mais presente.

Ao final do 9ºano, os alunos são avaliados em função das exigências (conteúdos, técnicas operatórias e habilidades) estabelecidas para a conclusão do Ensino Fundamental, e indispensáveis (pré-requisitos) a um bom Ensino Médio.

Faça agora mesmo sua matrícula. Não deixe para amanhã, pois pode ser tarde demais…